Conheça As 7 Principais Matérias Do Curso De Medicina

· 3 min read
Conheça As 7 Principais Matérias Do Curso De Medicina

Já do oitavo ao 12º, os acadêmicos fazem o internato nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica, Clínica Ginecobstétrica e Saúde Comunitária. Na Capital, são oferecidas 160 vagas, distribuídas em duas turmas de 80. Os cursos de Medicina  são diurnos e integram a Faculdade de Medicina, em Fortaleza, e o Campus da UFC em Sobral. Ele avalia o estado do paciente através de uma conversa (em que o enfermo irá declarar seus sintomas), do exame no consultório , de exames específicos e da observação.

  • Requisitos como controle de recursos, agilidade no atendimento e segurança nas informações clínicas podem ser decisivos para o aumento de produtividade e trabalho em alto nível de forma constante.
  • O curso tem duração de quatro anos e tem o proposito de preparar os profissionais para trabalharem interdisciplinarmente, isto é, em conjunto com uma equipe de profissionais da saúde, como médicos, dentistas, psicólogos, entre outros.
  • Afinal, ele lida diretamente com pessoas e cuida dos mais variados problemas existentes do nosso corpo e mente.
  • Um profissional hematologista estuda, faz diagnósticos e trata doenças relacionadas ao sangue e órgãos, como por exemplo, alterações na medula óssea.
  • A possibilidade de ganhos é importante, mas eles não devem ser a única premissa a considerar na hora de escolher uma área da medicina.
  • Após concluir a graduação em medicina, ou ao longo da graduação, muitos jovens ficam cercados de dúvidas relacionadas a qual especialidade médica seguir.


Para tomar uma decisão ainda mais certeira, neste momento, já destaque quais as qualificações e experiências indispensáveis para cada cargo. E parece que, segundo a história da época, tal como esses dois grandes artistas renascentistas, os clínicos e cirurgiões respeitam tanto o trabalho um do outro que... “Os resultados, bons ou ruins, são mais imediatos que outras especialidades...” . O curso tem como objetivo salientar a prevalência da asma, da RSCcPN e a taxa de comorbidade entre essas duas doenças.


Clínica Médica (medicina Interna)



Como todo ser humano e todo profissional, o clínico precisa conhecer os seus limites. O clínico não pretende atuar nas especificidades da saúde da mulher, da saúde da criança, das cirurgias, dos exames complementares, da saúde coletiva e das inúmeras subespecialidades. Ele busca uma interação; se um paciente fez uma  cirurgia, quer saber das implicações e repercussões biopsicossociais para o indivíduo. O termo generalista ou GP remete à ideia de formação mais geral, não necessariamente sem especialização. São médicos com formação mais geral o clínico, especialista em Clínica Médica, e o médico de família e comunidade.

O Que É Residência Médica?


Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, criamos este artigo mostrando quais são as especialidades e as áreas da Medicina, o que exatamente cada uma delas faz e o quais são os pré-requisitos para que você esteja apto a atuar nelas. A Gerontologia é a especialidade médica que volta a atenção para o bem-estar do público idoso.  veja mais sobre  de vida no Brasil, os cuidados com a saúde e as necessidades da terceira idade também cresceram. Dessa maneira, a área da Medicina que estuda as questões biológicas e psicossociais dessa faixa etária também recebe destaque. O profissional atua em diferentes casos, incluindo raros, complexos e até os mais simples, com pacientes no fim da adolescência até os idosos.



A cirurgia  bariátrica é um procedimento que reúne um conjunto de técnicas de diminuição do estômago destinada a redução de peso de pacientes com obesidade. O procedimento é feito quando as atividades físicas não causam mais efeito na pessoa, necessitando de uma intervenção médica. A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Especialidade cirúrgica que contribui para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças neurológicas. Um neurocirurgião pode tratar traumatismos cranianos, aneurismas, malformações, tumores do encéfalo, entre outros. O intensivista é o médico especializado no atendimento de pacientes críticos, geralmente em unidades de terapia intensiva.